- Poderão ser inscritos trabalhos caracterizados como investigativos, descritivos, de revisões, relatos de experiência e narrativos, em forma de resumo e elaborados em conformidade com as orientações deste edital;
- As inscrições serão efetuadas no período de 15 de março a 15 de abril de 2017, exclusivamente por e-mail: cientificaebeen2017@gmail.com;
- O resumo deve ser anexado no formato Word juntamente com o comprovante de pagamento de inscrição no evento;
- Para submeter o trabalho, o autor principal deve estar obrigatoriamente inscrito no evento;
- Os trabalhos deverão ser compostos por, no máximo, 1 (um) autor (a)/relator(a), 4 (quatro) coautores, incluindo orientador;
- Cada autor (a) /relator (a) poderá submeter até dois trabalhos. Limite de 03 coautorias.
2. EIXOS
TEMÁTICOS
Os
trabalhos apresentados deverão contemplar os seguintes eixos temáticos:
3. FORMATAÇÃO
DOS RESUMOS
I.A Multidisciplinaridade na formação
das/dos estudantes de enfermagem: uma estratégia para humanização da Saúde
Debater
a política de humanização na saúde pública e a sua relação com a
multidisciplinaridade e o cuidado holístico; O resgate histórico do cuidado em
saúde a partir da multidisciplinaridade; O contexto da institucionalização e
atuação dos profissionais na saúde pública; A humanização da assistência na
equipe multidisciplinar e os desafios vivenciados; A percepção de profissionais
docentes que vivem a multidisciplinaridade.
II.Relações das Teorias de Enfermagem
com a Humanização
Promover a
reflexão acerca da relação entre as teorias de enfermagem e a humanização para
promoção de uma assistência qualificada; trazer aspectos históricos da relação
das teorias de enfermagem com a humanização na construção do cuidado em saúde;
III.A Influência da participação popular
na Humanização da Saúde – educação popular e representatividade
Pesquisas
relacionadas à história da participação popular na saúde. Articulação entre
participação popular, modelos de gestão em saúde e humanização.
Problematizações sobre a função, atuação e legitimidade democrática dos
conselhos de saúde. Paralelo entre participação, controle social e a Política
Nacional de Humanização. Abordagem da participação popular como direito do
usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Participação popular na construção de
políticas públicas de saúde. Questionamentos e discussões acerca da educação
popular como um processo de construção de sujeitos históricos e críticos,
abordando experiências e intervenções que envolvam práticas emancipatórias em
saúde. Articulação entre o controle social, Estado, políticas públicas de
saúde. Avanços e entraves vinculados ao processo de humanização na perspectiva
da participação popular. Ações ou estratégias de educação ou produção do
cuidado em saúde que envolvam diretamente ou sejam protagonizadas pelo controle
social ou movimentos sociais. Experiências de participação e/ou representação
no controle social.
IV.Percepções do/da estudante de
enfermagem no campo da Saúde Mental
Vivências
e programas curriculares e extracurriculares no campo da Saúde Mental e suas
contribuições. Participação da enfermagem no campo da Saúde Mental. De que
forma a matriz curricular do curso de Enfermagem capacita o estudante para o
desempenho das atividades referentes à saúde mental.
V.O Movimento estudantil na Luta
Antimanicomial
Participação
do Movimento Estudantil na construção da Luta Antimanicomial. Principais
contribuições de estudantes de enfermagem no fortalecimento e na disseminação
dos novos parâmetros de cuidado na Saúde Mental. Reflexões de estudantes que
vivenciaram o cuidado nos Centros de Atenção Psicossocial. Importância da
abordagem da Luta Antimanicomial nos componentes de Saúde Mental e na formação
acadêmica.
VI.Sofrimento mental dos/das estudantes
de enfermagem
Discutir
o sofrimento mental do estudante de enfermagem frente aos fatores estressantes
ao longo da graduação, a influência da excessiva carga horária da matriz
curricular e as consequências geradas na formação em decorrência da sobrecarga
de atividades. Explanar sobre a importância da relação graduação-saúde mental
na formação do estudante; A necessidade de reformulação da matriz curricular do
curso de enfermagem, pensando na diminuição da sobrecarga mental do estudante;
As práticas pedagógicas inovadoras que possam contribuir para o melhor
aprendizado do estudante de enfermagem, diminuindo seu sofrimento mental.
VII.Educação popular, memória e
resistência: o que ensinam os movimentos históricos da educação popular
Discutir a
importância da educação popular no processo de libertação do sujeito e na
promoção do controle social; A história da educação popular no Brasil; A
educação popular na emancipação do sujeito; Desafios para o exercício do
controle social; Participação Popular nos conselhos de saúde (municipal,
estadual e federal);
VIII.A
perspectiva da saúde mental na abordagem cultural com foco na redução de danos
Abordar a
redução de riscos e danos como cuidados alternativos à atenção aos usuários e
as usuárias de álcool e outras drogas; contextualizar, historicamente, a
construção da redução de riscos e danos como cuidados alternativos;
IX.Educação popular, possibilidade de
construção e efetivação das práticas de promoção da saúde
Relatar
experiências de formação na ótica da Educação Popular em Saúde, ressaltando
seus obstáculos e potenciais. Programas e políticas púbicas de promoção à
saúde, referenciadas em saberes, sabedorias e práticas populares de saúde.
Análises críticas e reflexões problematizadoras a respeito dos alcances e
desafios das práticas de promoção à saúde, bem como experiências inovadoras em
relação às práticas de cuidado fomentadas na Educação Popular. Abordagem de
iniciativas populares e comunitárias de promoção e participação em saúde e suas
relações com os serviços. Integração ensino-serviço-comunidade
- O Resumo deverá ser digitado em editor de texto (Microsoft Word) for Windows 6.0 ou superior, no formato doc.; folha tipo A4; margens: 03 cm para margem superior e margem à esquerda, 02 cm para margem inferior e margem à direita; fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples entre linhas;
- O título do deverá se escrito em caixa alto, tamanho 14, negrito, centralizado, 1ª linha. O título não deverá ultrapassar duas linhas;
- O nome dos autores deverá vir completo na segunda linha após o título, alinhado à direita, apresentando nome(s) e sobrenome(s) em ordem decrescente de autoria (autor e coautores). Enumerar os autores para descrever em nota de rodapé: categoria profissional e vinculação institucional. Indicar o eixo temático de inscrição do trabalho. No caso do relator, sublinhar e acrescentar o endereço eletrônico.
- O texto deverá ser no formato de resumo simples (250 a 500 palavras) redigido em parágrafo único. A totalidade de palavras incluirá introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados, conclusão e referências (no máximo cinco, no estilo Vancouver; as referências não entram na contagem de palavras). Abaixo do resumo deverão ser incluídos três descritores consultados nos “Descritores de Ciências da Saúde” (DECs Bireme – http://decs.bvs.br/).
4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A comissão cientifica do IX Encontro Baiano dos Estudantes de Enfermagem será responsável pela avaliação dos trabalhos, de acordo com os seguintes critérios:
- Relevância do trabalho para a sociedade;
- Originalidade;
- Emprego da metodologia científica na elaboração do trabalho;
- Correlação entre os objetivos, resultados e conclusão do resumo;
- Qualidade e clareza dos resultados apresentados.
- Serão excluídos os trabalhos que não se enquadrarem nas regras para estruturação do resumo, bem como os que não estiverem dentro dos padrões da metodologia científica.
- Os trabalhos deverão estar de acordo com o previsto na Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 510/2016 que dispõe sobre pesquisa com seres humanos e com a lei 9.610/1998 sobre direitos autorais.
Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados na forma de comunicação coordenada e dar-se-á do seguinte modo:
- Será apresentado em slides com no máximo 10 laudas (Capa, Introdução, métodos, resultado e discussão, conclusão e referências) no período de 08 (oito) minutos;
- O slide deve ser autoexplicativo, substituindo, quando necessário, as palavras por figuras, quadros, gráficos e tabelas.
- Os nomes dos autores devem vir logo abaixo do título, indicando-se em nota de rodapé o nome da instituição e o estado e cidade onde foi realizado o trabalho.
- A letra utilizada deverá ter tamanho suficiente para ser lida a 5m (cinco metros) de distância;
- A entrega dos slides deverá ser em formato PPT e PDF, no credenciamento para comissão científica;
- A apresentação deverá ocorrer nos GDT’s (Grupos de apresentação e discussão de trabalhos) na data e horário previamente informados pela Comissão;
- A sala de exposição será identificada e informada pela comissão científica no dia da apresentação;
- É imprescindível a presença da relatora ou do relator na sala de apresentação no horário estipulado para discussão do trabalho;
- Os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais em mídia eletrônica.
- Somente serão publicados os trabalhos que obtiverem parecer favorável emitido por membros da Comissão Científica do evento.
- Todo trabalho, após ser submetido à Comissão Científica, não poderá sofrer alteração posterior. Portanto, atenção ao anexar o seu arquivo.
- Os certificados de apresentação somente serão confeccionados e entregues a(o)s relatora(e)s que efetivamente comparecerem e apresentarem seus trabalhos.
- Por trabalho apresentado, será emitido um (01) certificado contendo o nome de toda(o)s autora(e)s.
Encontrando maiores dificuldades, entre em contato conosco pelo e-mail: cientificaebeen2017@gmail.com.
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